Proporcionar aos jovens um espaço para a reflexão e para o diálogo entre o teatro e a realidade sobre a democracia dos seus países, usando os clubes de teatro escolar para partilhar e divulgar os valores, princípios, inquietações e medos dos jovens sobre o futuro da democracia na Europa. Criar peças de teatro para exibição nas comunidades escolares e realizar um encontro europeu de teatro escolar dedicado à celebração da democracia.
Estudantes entre os 15 e os 18 anosde escolas portuguesas e espanholasque fazem parte do programa “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu.”
-Desenvolver e fortalecer o valordos clubes de teatro escolar atravésdasdiferentes atividades do projeto;
-Promover o desenvolvimento social e pessoal dos jovens ao nível da interação e pensamento crítico;
-Usar o teatro escolar para aprofundar e consolidar experiências e práticas democráticas;
-Tornar os jovens mais dinâmicos, protagonistas de mudanças e cidadãos mais ativos;
-Realizar um encontro europeu de teatro escolar com impacto na comunidade local.
Os professores coordenadores deste projeto nas várias escolas europeias participarão na Semana Europeia das Línguas, em Serpa – Portugal, para receber formação sobre teatro e desenhar o projeto “Celebrando a Democracia” com os parceiros. Depois os coordenadores implementam as atividades nas suas escolas com os clubes de teatro escolar e promovem encontros online alargados entre todos os alunos e professores envolvidos no projeto. Em março, os alunos participarão no evento “Celebrado a Democracia – Jornadas Ibéricas” onde se encontrarão presencialmente e trabalharão em conjunto. Finalmente, alunos e professores participam no European School Theatre Summit em Serpa, onde recebem formação sobre teatro e dinamizam atividades na cidade de Serpa, difundindo os valores da democracia.
-Os participantes irão compreender o conceito de democracia, experimentá-lae vivê-la;examinarão as semelhanças e diferenças nos princípios democráticos dos países europeus envolvidos no projeto e perceberão a sua herança democrática comum;-Os participantes desenvolverão as suas competências sociais e aumentarão o diálogo entre pessoas de nacionalidades diferentes, melhorando o conhecimento multicultural;-Os clubes de teatro fomentarão a aproximação entre os participantes dos diferentes países favorecendo o aumento do sentido de pertença europeu e contribuindo para a humanização das relações sociais num mundo cada vez mais tecnológicoe distante em calor humano;
-Os participantes irão adquirir e aprofundar o conhecimento técnico sobre teatro ao longo das atividades do projeto e do encontro de teatro final;-Inova-seo ensino, aumentando assim a qualidade desteatravésda capacidade do projeto para promover a dimensão intercultural.
O projeto conta, para já, com o apoio da Câmara Municipal de Serpa. Ao longo do projeto, as escolas envolvidas mobilizarão esforços para alocar outros parceiros externos no sentido de contribuir, a vários níveis, para a concretização das atividades previstas no projeto.
DICA: Para saber mais sobre cada um dos tópicos, expanda-os usando as setas.